sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Tex Willer 09

Scan cedido pelo blog do Luizzin.

gilneinascente@hotmail.com
almirjn@gmail.com

 

3 comentários:

  1. Algumas observações que fiz com o passar do tempo, lendo e editando Tex. Vejo muito no “Correio do Tex”, leitores que perguntam sobre a idade dos nossos personagens. Nas minhas observações, sem querer contrariar as respostas da editora, afinal eu sou doido mas não sou maluco, Tex realmente tem algo em torno de 45 anos (eu diria que pode ter até menos), Jack Tigre tem praticamente a mesma idade de Tex, apesar de não existir nenhuma citação, mas na história “orgulho navajo” Tigre passa por uma tragédia similar à que Tex passaria tempos depois, de perder sua amada, (Tex ainda era casado e encontrou Tigre no decorrer daquela aventura, que foi contada em retrô). Kit Willer tem 20 anos, tudo leva a crer que tenha nascido nos meados da década de 1860, e a única certeza escrita que temos é que Carson tem 56 (e não sessenta como algumas respostas nos dizem), tal fato pode ser constatado na mensal em cores 265 Fuga de Alcatraz, pag 43.
    Outra observação é que não existem registros de que Kit Willer e Tigre sejam rangers, nunca apresentaram os distintivos e que eu conheça, nunca se referiram a isso. Se algum fã souber de alguma citação em alguma edição, pode nos relatar para que façamos a referência.
    Essas observações são baseadas puramente nas leituras e pelo fato de que “na atualidade” tudo se passa num eterno presente, ou seja, todas as histórias começam e terminam sempre na mesma época, eu diria que em torno de 1885, sempre dentro da margem de erro...rsrs. Acredito que se contarmos os dias de todas as aventuras, talvez eles já tivessem perto de mil anos. Grande Matusalém, como diria Carson.

    ResponderExcluir
  2. A segunda história de Tex, A mão Vermelha, se passa no ano de 1898, se Tex tinha 20 anos nas primeiras aventuras, ele teria nascido em 1878. Só que na edição em cores Sergio Bonelli excluiu essa data da aventura. G. L Bonelli escrevia as histórias sem se preocupar com cronologia: Nas primeiras histórias Kit Willer participou da guerra de secessão junto com Tex, mas na história Entre duas Bandeiras, Tex ainda não havia casado com Lilyth (Lírio Branco); segundo Mauro Boselli essa é a versão oficial. A história Horda Selvagem tem Butch Cassidy, que nasceu em 1866, considerando que ele tivesse uns 30 anos nessa aventura, então seria o ano de 1896, se Tex tinha 45 anos, ele nasceu em 1851. A Guerra de Secessão ocorreu entre 1861 a 1865, então Tex tinha entre 10 e 14 anos quando participou dessa guerra. Porque não tem histórias de Tex com os famosos bandidos Billy the Kid e Jesse James?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem colocado Iran. Não me apeguei a esses detalhes pq, como tu disse, Bonelli os inseria na história sem muita ligação com datas. Pra se saber, Kit Willer fez parte da Pony Expres que existiu em 1861. Mas creio que tudo foi válido, até para quye soubéssemos como esses fatos ocorreram na vida daquele país.

      Excluir

Leia isso antes de comentar:
Se você veio aqui agradecer, ajudar ou pedir que seja corrigido algum problema aqui no blog, seja bem-vindo à essa página, mas caso tenha vindo aqui somente para ofender o administrador do blog ou qualquer um dos visitantes, nem perca seu tempo escrevendo seu comentário por que ele será excluído assim que eu entrar no blog, peço também que evitem escrever palavrões em seus comentários. (frases como "sangue do demônio", "tição do inferno" e outras usadas por personagens dos quadrinhos postados aqui são permitidas)
Todos os comentários passam por moderação antes de aparecerem no blog.