domingo, 17 de dezembro de 2023

Tex mensal 614 e 615

 Bom dia, pessoal.


Acho que todos já perceberam que eu, Gilnei, tenho aparecido pouco por aqui no blog e a explicação é que a vida anda muito corrida por aqui. Graças ao Almir e aos vários colaboradores o blog não morreu.


Ontem recebi três edições que comprei na mythos. Uma mensal, um almanaque e uma edição gigante. Gostaria de saber a opinião dos visitantes sobre os novos formatos das coleções.

Eu sempre colecionei as três coleções acima citadas e comprava algumas outras edições de forma esporádica devido ao alto custo de se colecionar tudo o que se publica de Tex no Brasil.

A edição mensal eu comecei por volta dos anos 2000 comprando edições em sebos e, com muita luta, e com a ajuda dos colaboradores do blog consegui completar a coleção. Fui totalmente contra a mudança de formato, apesar de entender e ver que a revista ficou mais bonita e com qualidade superior, porém descaracterizou a coleção. Mas agora que já foi feito, que siga assim, e não siga o exemplo da Tex em cores que mudou pra papel jornal em duas edições e depois voltou ao que era, ficando as mesmas diferentes do restante da coleção.

Minha surpresa, ao receber o pacote ontem, foi a mudança na edição gigante para o papel igual o da mensal, e a pior no almanaque que também mudou o formato. A edição gigante segue do mesmo tamanho, o que não influencia no visual da estante, mas o almanaque vai ficar diferente na prateleira, assim como o mensal.

E vocês, o que acham?

27 comentários:

  1. infelizmente é uma realidade...e questão de tempo a migração do formato analógico da nossos revistas preferidas para o digital, ainda mais agora com a A.I... a emoção que a gente tinha de ir a banca e ter em mãos e senti o cheiro estão se perdendo no tempo. Acredito que será mais ou menos como o GoRead, Mas uma coisa não iremos perder o talento, a arte dos desenhistas e roteiristas de TEX.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a Mythos já deveria lançar uma plataforma digital para ir acostumando o pessoal mais tradicional. Dessa forma os preços devem diminuir. Eu hoje só leio Tex digital, não tem mais bancas, e aquele gostinho de folear as revistas via correio não tem mais. Uma opinião ao blog: o delay deveria diminuir, já tenho inclusive a Tex mensal nr. 646, será que vale a pena ficar tão atrás nas postagens?

    ResponderExcluir
  3. Só completando, elas (Tex Mensal) foram baixadas aqui na Net.

    ResponderExcluir
  4. Há um ano foi lançada pela Bonelli a plataforma digital em Itália. Matéria no Tex Willer Blog:
    https://texwillerblog.com/com-a-chegada-de-dezembro-chegou-a-bonelli-digital-classic/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sabia... funciona legal? está em português br?

      Excluir
    2. Olá, Calvin. Como disse, foi lançada pela Bonelli na Itália, infelizmente somente no idioma italiano.
      Veja os comentários no site português pt
      https://texwillerblog.com/

      Excluir
    3. www.bonellidigitalclassic.com

      Para acesso ao acervo digital da Bonelli.
      Obs., em italiano.

      https://www.bonellidigitalclassic.com/listing/nuovi_arrivi

      Excluir
  5. Grande Gilnei, colecionador e idealizador do blog!

    ResponderExcluir
  6. Na verdade Gilnei, dá pra entender a dificuldade da Mythos em publicar TEX, já que as novas gerações nem lêem mais. Então sinceramente, é melhor a adaptação do papel e formato pra manter viva a edição de TEX no Brasil do que encerrar a publicação. Tenho lido nos editoriais as dificuldades que enfrentam com a venda dos exemplares. E obrigado por manter o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é que tá o problema, Carlos. A nova geração não lê, isso é um fato, então por que desagradar quem lê mudando a coleção mensal que já funcionava há mais de 50 anos?
      Nenhum dos colecionadores que eu conheço gostou das mudanças na mensal, alguns até pararam de comprar.

      Excluir
    2. pois é! mas acredito que se lançar em formato digital como o pedro fernando informou, com certeza, irá atrair os leitores mais jovens e os tradicionais. E com diz: se vc não se adapta as coisas, as coisas iram te adaptar.

      Excluir
    3. mais uma empresa que tem um bom produto e não sabe se adaptar aos novos tempos.... tenho que agradecer aos criadores do blog e a todos que de um jeito ou outro mantem o blog!

      Excluir
  7. Acima de tudo acho que o blog simplesmente nao pode morrer! Como sabes ha gente que nao conseguia ler uma historia de Tex nova se nao fosse o grande vosso trabalho! Muito ou pouco, umas vezes presente, outras ausente, este blog é unico! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o blog só acaba qd nada mais houver por publicar. Sou igual Carson, as vezes ranzinza mas sempre cumpro a missão.

      Excluir
  8. Sempre vou preferir o formatinho que é caracteristico de Tex no Brasil. Já o papel prefiro o jornal que off set. O jornal é mais agradável de um modo geral.

    ResponderExcluir
  9. Continuando o vosso magnífico trabalho, de uma ou outra forma, tamanho, qualidade de papel, datas de publicação e tudo o mais que já foi falado, pouco importa! Assim como assim, é a única forma que, deste outro lado do oceano, onde falamos a mesma língua, conseguimos ler o TEX, que há muito desapareceu das nossas bancas e quiosques. Longa vida ao blogue e seus autores e colaboradores mais próximos. Que continuem a presentear-nos com as aventuras de TEX e seus pards. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. É lamentável, mas creio que vendas de revistas físicas irão se acabar e só restará as editores irem para o formato digital.

    ResponderExcluir
  11. Boas Festas para todos os amigos e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, essa editora Mythos é um lixo ! pratica uma politica comercial absolutamente equivocada, é extremamente incompetente na sua logística e ainda tem a cara de pau de dizer que a culpa dos cancelamentos de revistas é dos leitores!!!!

    ResponderExcluir
  13. Feliz Natal e próspero ano novo, pro: Almir, pro: Gilnei e pra todos os colaboradores do blog!!! Que o ano que vem tenhamos muitos tex!!!!

    ResponderExcluir
  14. Esse ano não vai ter nenhum scan inédito como presente de Natal?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia amigos! Um bom natal a todos!

    ResponderExcluir
  16. Se nós postarmos tudo que temos em scan hoje, como vamos manter o blog ativo? Esse é também um dos motivos do delay. Sabemos que quem compra a revista não está nem aí pro digital, então vamos tentando agradar os gregos sem brigar com os troianos.
    O blog só acaba se o criador dele quiser ou qd não existir mais nada por postar.
    Vida longa à Tex.

    ResponderExcluir
  17. A mensal a proposta era mudar a numeração e colocar numero 1 com numero 600 e pouco. Porém nem a própria Mythos leva sério essa nova numeração e nem mencionam no site deles. O almanaque era pra ter zerado numero e virado outra coleção. Gigante foi único acerto.
    Depois ficam postando no blog do Tex que a culpa é dos leitores...

    ResponderExcluir

Leia isso antes de comentar:
Se você veio aqui agradecer, ajudar ou pedir que seja corrigido algum problema aqui no blog, seja bem-vindo à essa página, mas caso tenha vindo aqui somente para ofender o administrador do blog ou qualquer um dos visitantes, nem perca seu tempo escrevendo seu comentário por que ele será excluído assim que eu entrar no blog, peço também que evitem escrever palavrões em seus comentários. (frases como "sangue do demônio", "tição do inferno" e outras usadas por personagens dos quadrinhos postados aqui são permitidas)
Todos os comentários passam por moderação antes de aparecerem no blog.