sábado, 4 de janeiro de 2014

O verdadeiro Kit Carson

Matéria enviada por Roberto, retirada do site:  texbr.com


Gravura do verdadeiro Kit Carson. Fonte: Backroads of ColoradoChristoper "Kit" Carson é um personagem que realmente existiu. Nascido em 1809 em Madison, no Kentucky, de uma família de origem irlandesa, transfere-se já em 1811 para Missouri, ainda um território semi-selvagem. Em agosto de 1826, cansado do trabalho de aprendiz de seleiro, foge para agregar-se a uma caravana, direto para o Novo México, dando início assim a uma das mais aventurosas e lendárias existências do Oeste selvagem.
Entre 1832 e 1842, Kit Carson viaja na vastíssima zona das Montanhas Rochosas, entre Idaho, Colorado, Utah e Wyoming, partilhando a vida precária de trappers, já então lendários, e se casa uma vez com uma mulher índia, Waa-nibe. Em 1842/43 guia como scout duas expedições de John Charles Frémont através de vários territórios inexplorados: o objetivo oficial é o estudo do South Pass e a medição da altura das Montanhas Rochosas, um trabalho que levará depois à confecção do primeiro grande mapa do Oeste.
Em seguida, Kit Carson casa-se com Josefa Jaramillo e logo constrói uma fazenda nos arredores de Taos. Mas depois vende tudo, e acompanha Frémont na sua terceira expedição. De 1846 a 1848, combate na Califórnia na guerra dos Estados Unidos contra o México; foi, entre outras coisas, usado como mensageiro a Washington e levou também a notícia da descoberta de ouro na Califórnia.
Até 1853 realiza várias outras missões como scout; em 1854 é nomeado agente indígena, guia diversas expedições militares e encontra tempo para ditar as suas memórias: sua autobiografia é um verdadeiro e próprio inventário de todos os tipos western - escrita de uma vez, não tendo em vista uma publicação (foi impressa somente em 1926), é surpreendentemente autêntica. 
Vejam a reconstrução feita pelo livro "Il grande cielo dei cacciatori dei castori": "Retornado a Taos, Kit logo foi nomeado Comissário governamental para as tribos Ute e Jicarilla Apache, cargo que ocupou até a explosão da Guerra Civil em 1861. Após a sua primeira participação, ficou claro que Kit Carson pretendia defender não somente os brancos dos índios, mas, sobretudo os índios dos brancos. Como resultado, por todo o período no qual Kit Carson foi Comissário governamental, nem os Utes, nem os Jicarillas jamais marcharam sobre a trilha de guerra”. Se para os Cheyennes, Kit Carson era o Pequeno Chefe, “para os Utes não foi outro senão Pai Kit”. 
Em 1861 se demite do cargo e torna-se coronel de um regimento de voluntários do Novo México: toma parte em várias campanhas contra os Índios, como aquela, entre 1863 e 1864, contra os Navajos, índios que foram os seus mais difíceis inimigos, e, invés de comportar-se como o leal herói das nossas histórias em quadrinhos, os constringe à rendição, destruindo as suas reservas invernais de alimento e expondo assim guerreiros, mulheres e crianças a uma morte horrível. Carson os deportou depois para um campo de concentração no Novo México, de onde os Navajos poderiam voltar ao Arizona após cinco anos de prisão e somente para estarem confinados em uma reserva. 
Carson torna-se General e dá baixa em 1867. No ano seguinte é Superintendente para os negócios indígenas no Colorado. Morre em 23 de maio de 1868.
Kit Carson, que visitou todo o Oeste, viveu os anos melhores e mais heróicos, é sem dúvida um homem maravilhosamente politically incorrect, que uniu coragem e cortesia, lealdade e curiosidade intelectual, mesmo se está longíssimo de valores tais quais a tolerância e o respeito pelas minorias.
O seu "lado obscuro" é aquele de um sanguinário indian fighter, mas não é racista, e tem amigos e camaradas índios. Torna-se um mito já aos 25 anos, quando sai vitorioso de um incrível duelo com um gigantesco francês: ele, pequeno de estatura, renova as crônicas do confronto Davi-Golias. O seu papel é aquele de um autêntico fundador, dele se abre ao conhecimento e a épicos cenários novos: encarna a lenda da pista para Santa Fé, e junto à contradição entre amor pela wilderness e a propagação do progresso.
A sua figura é dada como alimento aos romances de "gênero" quando ainda está na plenitude da sua atividade de scout: em 1845 Frémont publica os reports das suas explorações, presenteando a fama a Kit, único norte-americano puro-sangue entre os franceses da expedição. Depois, a partir de 1849, chegam os romances, ínfimos, mas de grande sucesso, como Adventures in the Far West, The Fighting Trapper, etc. Outras suas aventuras, que mesclam realidade e fantasia das mais desenfreadas (com óbvia preponderância da segunda) são escritas por Samuel G. Hall, e publicadas com notável sucesso de público.
Para finalizar, o Portal TEXBR destaca que o verdadeiro Kit Carson nada tem a ver com o Kit Carson das histórias de TEX. G.L. Bonelli inspirou Cabelos de Prata num personagem homônimo de Rino Albertarelli.
Fontes:Aurelio Sangiorgio. Atlante di Tex. Roma, Il Minotauro, 2001.
Gianni Bono, Leonardo Gori. Tex. Un Eroe per Amico. Federico Mota Editore, Milano, 1998.
Em tempo:
Informações desta página foram enviadas por Afrânio Braga, de Manaus, AM, Brasil.

7 comentários:

  1. Kit Carson verdadeiro nada tem a ver com o Kit Carson de Tex.

    Que pena.

    ResponderExcluir
  2. o nosso kit carson é muuuito melhor!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Gil e quem contribui com os scans. Gostaria de dar uma sugestão. Que tal quem tiver TEX ESPECIAL DE FÉRIAS nºs 02, 03 e 11 scanear e postar? assim em janeiros teríamos a coleção completa?

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos, estou fazendo o Especial de Férias 02. São 226 páginas e acredito que até o final do mês estarei encaminhando ao Gil. Após, farei o Especial 03. O Especial 11 eu não tenho. Esse Scan tá ficando muito bom, porque o estado de conservação das revistas é excelente e estou utilizando o programa Paint Shop Pro que é muito para restauros (indicação do tralhasvarias). Eu possuo todas as revistas de Tex Edição Histórica que estão faltando no blog e tenho interesse em fazê-las, porém o trabalho será muito mais difícil, pois tratam-se de revistas antigas, sendo o trabalho de restauro muito mais complicado. Seria interessante que todos os colaboradores enviassem ao Gil o cronograma de suas postagens e o estado das revistas, para comparação .....

    ResponderExcluir
  5. ...assim evitaríamos de fazer trabalho repetido e com revistas de melhor qualidade. Seria uma espécie de fórum que se o Gil pudesse poderia intermediar, caso os colaboradores não queiram trocar os seus e-mails, por questão de privacidade. Fica a sugestão. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Opa Waldez. Bela notícia. Uma sugestão legal Gil é deixar um link aki mesmo pra que se coloquem por parte de quem está restaurando a revista que será postada. Antecipadamente, obrigado Waldez por dividir com os TexManíacos essas pequenas obras primas!

    ResponderExcluir
  7. Waldez e Carlos, os colaboradores podem conversar através do mural de recados ou se quiserem trocar e-mails basta me avisar que eu trato de encaminhar o e-mail de um ao outro.

    ResponderExcluir

Leia isso antes de comentar:
Se você veio aqui agradecer, ajudar ou pedir que seja corrigido algum problema aqui no blog, seja bem-vindo à essa página, mas caso tenha vindo aqui somente para ofender o administrador do blog ou qualquer um dos visitantes, nem perca seu tempo escrevendo seu comentário por que ele será excluído assim que eu entrar no blog, peço também que evitem escrever palavrões em seus comentários. (frases como "sangue do demônio", "tição do inferno" e outras usadas por personagens dos quadrinhos postados aqui são permitidas)
Todos os comentários passam por moderação antes de aparecerem no blog.