sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

PERSONAGENS DO VELHO OESTE - BUFFALO BILL CODY

Matéria retirada do site fortesdemadeira.blogspot.jp



William Cody ( Buffalo Bill Cody) nasceu perto de Le Claire , no estado de Iowa, em 26 de fevereiro de 1846. Em 1854, sua família mudou-se para o Kansas e estabeleceu-se perto Leavenworth .

Cody trabalhou como mensageiro expresso e com a idade de 12 afirmou que ele matou seu primeiro nativo americano. Mais tarde, ele trabalhou como condutor de diligências e vagões em Fort Laramie. Cody também tentou fazer fortuna como um mineiro de ouro, mas não foi bem sucedido e , em 1860, tornou-se cavaleiro do Pony Express. Mais tarde, ele disse que ao escritor Ned Buntline que ele estabeleceu um recorde por andar 322 milhas em 21 horas e 30 minutos.

Durante a Guerra Civil Americana atuou como batedor para os 9º Kansas Volunteers na implantação da Estrada de Ferro Santa Fé (Santa Fe Trail). Mais tarde, ele se juntou aos 7th Kansas Volunteers.

Depois da guerra Cody trabalhou como condutor de diligência de Fort Kearny para Plum Creek. Em 1867, ele foi contratado como batedor pelo tenente coronel George A. Custer. Isto foi seguido pela obtenção de um contrato para matar búfalos para a empresa que fornece o alimento para os homens que constroem a Union Pacific Railroad . Cody depois se vangloriou de matar 4.280 búfalo em 17 meses, usando um rifle Springfield calibre .50/70 com carregamento pela culatra. Foi nessa época que ele ganhou o apelido de Buffalo Bill .

Springfield calibre .50/70 modelo1966.
Este rifle, inicialmente de antecarga, foi transformando ainda no período da Gerra da Secessão para o sistema de retrocarga. Permitia matar um buffalo a mais de 20 metros com um só tiro. Durante as caçadas, era comum um ajudante ficar jogando água sobre o cano para resfriá-lo.


Em 1868 Cody foi nomeado pelo general Philip H. Sheridan como batedor-chefe da 5ª Cavalaria . Ficou no cargo durante a campanha Republican River. Junto com o major Frank Nort e seus Scouts (batedores) Pawnee , Cody participou da vitória sobre guerreiros Cheyenne na Summit Springs, Colorado, em 11 de julho de 1869. Cody depois alegou que ele tinha matado seu líder, Touro Alto, mas este foi disputado por outros que estavam envolvidos na operação.

Além de batedor para o exército Cody trabalhou como guia de caçadas de búfalos. Entre os ilustres caçadores estava Grão-Duque Alexis da Rússia. Recentemente, um livro sobre a caçada foi lançado nos EUA. Custer, Cody and Grand Duke Alexis: Historical Archaeology of the Royal Buffalo Hunt. Além de Custer, estavam presentes na caçada o general Sheridan, o chefe sioux Cauda Manchada e mais 100 guerreiros.


The Great Royal Buffalo Hunt, Louis Maurer, 1894. Gift of Mr. and Mrs. Ernest J. Goppertoil

Custer (D), o Grão-Duque Alexis (C) e Bill Cody (D)


Durante este tempo ele conheceu o escritor Ned Buntline. Isto resultou no artigo Buffalo Bill: King of the Bordermen, que apareceu no New York Weekly em 1869. Esta publicidade ajudou Cody para ser agraciado com a Medalha de Honra do Congresso. No entanto há versões de que ele teria ganhado a medalha pelo heroísmo na batalha do riacho Bonnet Creek alguns anos mais tarde. 

Em 1872 Cody apareceu em uma peça de teatro em Chicago, escrita por Buntine e chamado The Scouts of the Prairie, que foi um grande sucesso e resultou numa turnê pelo país. Mais tarde, ele apareceu em Scouts of the Plains, uma peça escrita por Fred Maeder.

Em 1876, Cody voltou a trabalhar como batedor para o general George Crook nas guerras contra os Sioux e Cheyennes. Em julho daquele ano, durante uma batalha no riacho Warbonet Creek ele teria matado e escalpelado o chefe Cheyenne Mão Amarela em batalha enquanto servia com a 5 ª Cavalaria. Alguns historiadores alegam que ele fez isso por vingança à morte do Tenente Coronel Custer pelos Sioux, que declararam guerra junto com os Cheyennes pela invasão das terras indígenas. Num filme de 1944, com Anthony Quinn no papel de Mão Amarela, uma versão da luta entre os dois e dos motivos é retratada.

No ano seguinte, Cody se juntou com o seu velho amigo, Frank Nort, para comprar uma fazenda no Rio Dismal em Nebraska. Cody achou o trabalho muito desinteressante e decidiu voltar ao show business. Em 1882 ele recrutou várias pessoas famosas para realizar seu Wild West Show, incluindo Annie Oakley, Touro Sentado , Nuvem Vermelha e Frank Nort. Isto incluiu encenações da última batalha de Custer , ataques de nativos americanos em diligências e cowboys  mostrando as suas habilidades .


Cartaz de propaganda do Show do Oeste Selvagem de Buffalo Bill.


Em 1887 Cody excursionou pela Europa com seu show e fez uma performance especial em Londres, em frente à rainha Vitória e da Família Real. O Príncipe de Gales (o futuro Edward VII) ficou tão impressionado que ele viu três vezes. Cody e sua equipe também se exibiram na França, Espanha, Itália, Alemanha, Áustria e Bélgica. Em 1893, o Cody Wild West Show foi a maior atração do Chicago World's Columbian Exposition.



Cartaz de propaganda do Chicago World's Columbian Exposition.


Cody fez fortuna com seu Wild West Show, mas maus investimentos lhe causaram problemas financeiros. Em 1908, ele fundiu suas operações com major Gordon W. Lillie no Pawnee Bill Show. Isso não foi bem sucedida e após a parceria terminar, Cody  juntou-se ao Sells - Floto Circus.

William Cody morreu em 10 de janeiro de 1917, falido e cheio de dívidas.

Fonte de pesquisa escrita: http://www.spartacus.schoolnet.co.uk/WWbuffalobill.htm and Wikipedia

3 comentários:

  1. Grande Buffalo Bill, lenda do oeste americano.... vlw Gil!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma grande materia sobre os personagens do oeste, Gilnei, fico me perguntando se o pessoal aqui, gostaria de saber sobre a vida do verdadeiro Kit Carson? Obrigado p/+essa ABS.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Roberto, se você tem essa matéria pode mandar.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Leia isso antes de comentar:
Se você veio aqui agradecer, ajudar ou pedir que seja corrigido algum problema aqui no blog, seja bem-vindo à essa página, mas caso tenha vindo aqui somente para ofender o administrador do blog ou qualquer um dos visitantes, nem perca seu tempo escrevendo seu comentário por que ele será excluído assim que eu entrar no blog, peço também que evitem escrever palavrões em seus comentários. (frases como "sangue do demônio", "tição do inferno" e outras usadas por personagens dos quadrinhos postados aqui são permitidas)
Todos os comentários passam por moderação antes de aparecerem no blog.